sexta-feira, 15 de abril de 2011

Equações de natureza diversa

Na mais velha democracia do mundo, os partidos políticos são respeitados e tidos como instituições de referência na soberania do Estado e no equilíbrio da democracia.

Se em portugal isto não sucede, a responsabilidade é da sociedade civil, que se absteve de participar na discussão da res publica através dos mescanismos próprios.

Lamento, profundamente, sublinho, que assim seja, considerando que estou encurralado perante uma equação que não consigo resolver: tenho 32 anos, trabalho há 10 anos, não me queixo da vida, nem quando para isso tenho motivos, investi na minha formação cientifíca e beneficiei por isso, e quero participara na vida política. Sucede, porém, que mal se vê alguém a defender uma ideia, logo surjem as acusações de carreirismo partidário.

Quid Juris?

3 comentários:

  1. Na mais velha democracia do mundo os dirigentes dos partidos portam-se à altura dos pergaminhos dessa mesma democracia. E quando não o fazem, os seus constituintes (porque eles são mesmo escolhidos e eleitos nos seus círculos), penalizam-nos.

    O respeito que se deve a alguém ou a alguma instituição, partidos incluídos, ganha-se (ou perde-se) em função da respectiva actuação. Se por cá os partidos não são respeitados a culpa não é da sociedade civil mas dos próprios partidos, principalmente a partir da época em o cavaco silva foi 1º ministro, que têm passado não só uma imagem de incompetência e de assalto à coisa pública. Eu acho que os portugueses têm a percepção correcta do que tem sido a actuação da grande maioria de pessoas que tem usado os partidos que passam pelo poder, para se servirem da "coisa pública" em vez de a servirem.

    ResponderEliminar
  2. Jorge, só tens razão parcial. Repara que os partidos são representativos da própria sociedade civil. É inexplicável que as pessoas não adiram, que não participem, que não exerçam os seus direitos... dentro dos próprios partidos.

    Bem sei que os partidos se tornaram clubes restritos, em que os barões mandam. Mas somos nós que temos de mudar esta tanga, considerando que os partidos são o mais imporante da democracia.

    Quanto a Inglaterra, não tens puto de razão. Lá, como cá, há clientelismo, corrupção, boys e jobs. Tal como cá, lá há pessoas descontentes, mas que respeitam os partidos...

    ResponderEliminar
  3. Acredito que isso se passe também em Inglaterra. Acho é que não é à mesma escala, nem nada que se assemelhe. Eu acho que muita gente sabe o que os senhores dos partidos fazem quando estão no poder. O que ignoram (quiçá tu também ignoras) é a escala com que tomaram de assalto O aparelho do estado. E quando digo aparelho do estado, digo tudo, tudo mesmo. Desde as presidências de fundações, institutos, direcções regionais de tudo até de varredores de lixo municipais. E acredita que sei do que estou falando...

    ResponderEliminar